Clique nas imagens para ampliar
Um para-raio radioativo é visivelmente diferente de outros modelos disponíveis no mercado, tanto no que diz respeito ao seu formato quanto em relação à sua composição. O para-raio radioativo dispõe de captadores em formato de discos sobrepostos, e por isso se destaca dos para-raios comuns, que possuem captadores em forma de hastes pontiagudas; sua fabricação se dá por intermédio do radioisótopos Américo-241.
Por não apresentarem função superior à dos para-raios convencionais e pelo fato de emitirem radiação, os para-raios radioativos foram proibidos por lei. Em muitos casos, porém, não houve a substituição destes por para-raios não radioativos, com isso, a prestação de serviços referente à instalação de para-raios convencionais de modo a substituir o para-raio radioativo vem sendo muito útil.
LEVANTAMENTO DE POSSIBILIDADES SOBRE A REMOÇÃO DE UM PARA-RAIO RADIOATIVO
A obrigatoriedade da remoção do para-raio radioativo varia conforme o município no qual o cliente está localizado, pois há leis em certas regiões que não exigem sua remoção. Porém, de qualquer forma, tal desinstalação é essencial, tanto por questões de segurança – devido à contaminação radioativa decorrente de um manuseio mal efetuado –, como visando a eficiência contra descargas elétricas atmosféricas.
Em alguns casos, a remoção do para-raio radioativo está à mercê do proprietário da edificação na qual está instalado. Para sua remoção, porém, é indicada a contratação de mão de obra qualificada, afinal, trata-se de um dispositivo que oferece riscos quando da retirada do para-raio radioativo. Além disso, muitas vezes o para-raios radioativo está instalado em locais de difícil acesso.
A principal vantagem em contratar empresas especializadas na instalação de para-raios é que, logo após a remoção do para-raio radioativo, há a possibilidade de instalação de um novo para-raios, sendo este adequado às normas técnicas vigentes da ABNT, como a NBR 5419, e que assegura toda a confiança e conforto ao cliente.
Uma vez que o para-raio radioativo não se enquadra nas exigências da norma NBR 5419, que estipula pré-requisitos para a proteção contra descargas elétricas atmosféricas em edificações, não é possível obter o laudo AVCB nesses casos. Sendo o laudo AVCB importantíssimo para a adequação do prédios às normas de segurança em vigência, ter o para-raios radioativo em seu prédio compromete a integridade do local e das pessoas que nele transitam, já que não é oferecida a proteção devida. Vale lembrar que qualquer para-raio radioativo deve ser empacotado e levado à CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear – após sua remissão do local.
J A PARA-RAIOS – SOLUÇÕES CRIATIVAS EM LAUDOS E PARA-RAIOS
A J A Para Raios é uma empresa que atua por todo o Brasil, tanto na instalação de novos para-raios, como na medição de aterramento de para-raios, na manutenção de sistemas elétricos relacionados à descarga elétrica atmosférica e na remoção de para-raios antigos, como é o caso dos para-raios radioativos. A empresa se encarrega de empacotá-los e levá-los ao CNEN, onde eles são devidamente tratados.
A empresa emite laudos técnicos aos seus clientes e oferece garantia em sua prestação de serviços, com preços acessíveis e formas de pagamento flexíveis.
Para saber mais sobre Para-raio radioativo
Ligue para 11 2693-4692 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!